Alongamento e Flexibilidade: uma forma de aquecer ou um componente da preparação Física?

O alongamento ou flexibilidade define um aquecimento completo? De que forma ou até que ponto este processo pode ajudar a melhorar a performance desportiva de um atleta ou de uma pessoa sedentária? 

Em nível de desempenho todo alongamento ou trabalho de flexibilidade, em forma de aquecimento, não produz estímulos necessários para que se obtenha uma melhora no gesto motor além dos músculos e tendões terem que estar preparados, assim como as articulações precisam ser lubrificadas com o chamado “líquido sinovial”, que é liberado com movimentos dinâmicos. 

Para (DANTAS 2005, p.95) as diferenças e definições entre alongamento e flexionamento são: alongamento é a forma de trabalho que visa à manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude normal com o mínimo de restrição física possível. Flexionamento é a forma de trabalho que visa obter uma melhora na flexibilidade através da viabilização de amplitudes de arcos de movimento articular superiores as originais, ou seja, o alongamento visa a realização dos movimentos com mais eficácia e com menor gasto energético, ao passo que o flexionamento visa conseguir maiores arcos articulares de movimentos. 

Fonte: meuartigo.brasilescola.com

Na academia temos uma forma divertida de se treinar visando o aumento da flexibilidade. Chama-se TAEFLEX!
Dessa forma melhoramos nossa flexibilidade realizando movimentos vindos do Taekwondo seguidos de alongamentos e caso você queira experimentar uma aula dessas venha até a academia. A primeira aula é totalmente GRATUITA!!!

O horário dessa aula hoje é as 17h30min. As aulas são toda terça e quinta!!!

Comentários