Saúde e Boa Forma com uma Pitada de Salsa

Nem a chuva, nem a neve, nem as recentes temperaturas abaixo de zero nos Estados Unidos conseguem impedir que os dançarinos de salsa estejam todas as semanas nas suas favoritas casas noturnas.

Lá, em meio aos corpos em movimento, nuvens de fumaça e as batidas da música, parceiros que dominam várias danças latinas exibem toda a sua habilidade, competindo para ver quem é o melhor perante uma multidão admirada.

E estamos falando do que há de melhor, quando os casais realmente se tocam e dançam juntinhos. É aí onde reside seu charme.  Não é de se admirar que a salsa, o merengue, a bachata e o cha cha chá sejam considerados uma excelente forma de exercício, especialmente para as mulheres que trocaram a academia, as roupas de ginástica e os tênis por jeans apertados, tops e saltos altos.
Qualquer pessoa pode aprender a maioria dessas danças, mas a salsa, com sua complexidade e variações de passos, pode levar semanas, meses e até mesmo anos para ser aperfeiçoada. A salsa contém oito batidas. Você pisa com a ponta dos pés em seis tempos, enquanto os outros dois tempos são pausas.

"O cavalheiro inicia a dança uma vez que ele conduz os giros?, explica a professora  Carmen Guynn, de Saint Louis, que perdeu 18 quilos nos últimos anos. ?Gosto de imaginar que o homem é o toureiro e a mulher, a capa. Os dançarinos são um espelho para o outro. A dama pisa atrás com o pé direito, enquanto o homem pisa à frente com o pé esquerdo. É necessário manter a mesma distância entre o condutor e o conduzido para manter a fluidez do momento.

A segunda coisa que você aprende é a condução para girar", continua Carmen. Com isso, a dama gira para a esquerda e o cavalheiro, para a direita.

Esses são os passos básicos, que parecem simples quando você está aprendendo, mas quando se dança com música ao vivo, a coisa muda de figura. É por isso que a pista de dança não é suficiente para pegar o jeito.

Nas academias, os professores podem utilizar uma música lenta ou rápida, permitindo que os alunos peguem os passos na velocidade mais adequada para seu nível.

É uma dança tão intensa, tão cheia de paixão e emoção, que ninguém consegue ficar parado, sabendo dançar ou não", diz Carmen Guynn. Os dançarinos mais preparados conseguem bailar por cinco minutos ou mais, mas avançar gradualmente para esta velocidade pode demorar um pouco. É possível aprender os passos e giros básicos em cerca de seis semanas, mas são necessários seis meses para fazer os passos mais extravagantes e entender a música. Danço salsa há oito anos e ainda estou aprendendo.

Os homens adoram girar suas parceiras em velocidades estonteantes. É onde entra a capacidade de fixar o olhar em um ponto.

Durante o giro, é importante manter o foco no rosto ou no pescoço do parceiro. A dama deve olhar exatamente para o mesmo ponto no parceiro, enquanto estiver girando. Isso eliminará a tontura inerente aos muitos giros e movimentos da dança.

Outro professor, Kelly Barrett Brown, considera a salsa como um triângulo mágico entre você, o parceiro e a música.

"Se essas conexões funcionam bem, surge algo incrível, que também pode ser chamado de sinergia. É nada menos do que uma força vital e exige a expressão de si mesmo. Muitas vezes, o triângulo é quebrado por inibição, timidez ou excesso de reserva para dançar. Esse tipo de comportamento prejudica a conexão com o parceiro, a música, ou ambos.?

Acredito que a dança tem a ver com alegria, e que uma paz criativa e repleta de energia surge do ato de ouvir, do toque e da expressão física. Ela muda a vida das pessoas.".

Quem ensina esta dança diz que vê alunos ávidos para aprender, comparecendo às aulas religiosamente para contar de 1 a 8 em voz alta até que a experiência se torne parte do seu ser. Eles também comparecem às casas de salsa para observar e aplaudir os dançarinos cujo footwork aparentemente simples é algo para se admirar.

Ninguém recebe mais aplausos do que Cesar Cardona, um colombiano que dança há sete anos. Suas muitas parceiras são giradas, rodopiadas e levadas a poucos centímetros do chão. Mas ele nunca perde um compasso.

Venho aqui quase todas as semanas, conta animadamente. Não é apenas um hobby, é parte de minha vida e do meu lazer.".

Cesar Cardona, como muitos aficionados da salsa, participou de congressos em Los Angeles, Chicago, Nova Iorque, Filadélfia e Houston. Esses eventos reúnem mais de 6.000 pessoas e 120 companhias de dança de todo o mundo, que vêm para lapidar suas habilidades com as melhores bandas do gênero: Oscar De León, Ray Barretto, Jimmy Bosch e Sonora Carruseles.

Embora a maioria dos professores tenha um emprego normal durante o dia, Roxanne McKenney da University City, Mo., dedica-se à dança de corpo e alma. Após mais de duas décadas atuando na área, ela já viu de tudo.

Embora, na minha opinião, a dança é uma diversão e um ótimo exercício para o corpo, ela também é um exercício para a mente, afirma. É estimulante e recompensadora. E, em meus vinte anos de trabalho com a dança, ainda estou para ver um aluno que não tenha conseguido dançar. Além disso, a dança em casal requer estar em harmonia, e esse é o objetivo. Observar as pessoas em harmonia é reconfortante e vital no mundo em que vivemos. O fato de esta dança ser tão fascinante e divertida é um bônus.

Aprendi a deixar que meus alunos vejam meus erros e como os corrijo. Dou risada de mim mesma e isso facilita muito meu aprendizado. Todos nós propomos algo inteligente e um pouquinho diferente uma vez ou outra. Se meus olhos estiverem bem abertos, com certeza aprenderei um novo passo aqui e ali.?.

O melhor das casas latinas é que você encontra pessoas de todas as diversidades culturais, idades e níveis econômicos, dizem os dançarinos. Mas o principal ingrediente ainda é a música. Ela o desafia a ficar parado.


FATOS SOBRE A SALSA

Músculos utilizados: bíceps, um pouco do tríceps, deltóides, músculos abdominais superiores e inferiores, oblíquos (lateral da parede abdominal, devido ao movimento de rotação dos quadris), abdutores dos quadris, quadríceps e panturrilha.

Calorias queimadas: 400/hora

Nível de coordenação: 3 (de uma escala de 4)

Nível de exercício físico: 4 (de uma escala de 4)


Por Cleora Hughes
Knight Ridder News Service


Fonte: NorthJersey.com (www.bergen.com) / Salsa.com.br





Hoje na Academia Fábio Costa terá Aula de Dança de Salão, às 20h...PARTICIPEM!!!

Comentários