MATO GROSSO DO SUL AGORA POSSUI DOIS ÁRBITROS NACIONAIS DE TAEKWONDO

Andre Saab, Nelson Miyamoto e Fábio Costa
No último final de semana foi ministrado pelo Mestre Nelson Miyamoto um seminário nacional de arbitragem na cidade do Rio de Janeiro – RJ. O evento teve a participação de diversos estados representados pelos seus diretores de arbitragem que levaram novos candidatos a árbitros. No caso de MS seu diretor de arbitragem não esteve presente e o estado foi representado pelo professor Fábio Costa, da academia Fábio Costa e pelo faixa preta Andre Saab que é praticante de Taekwondo na academia Faixa Preta.

O estado de Mato Grosso do Sul não vinha participando de seminários nacionais de arbitragem a mais de cinco anos, por esse motivo os dois faixas preta decidiram participar do seminário por conta própria com a esperança de trazer ao estado novas regras que vem sendo aplicadas em competições nacionais, minimizando assim os erros ocorridos por atletas e técnicos do estado devido à falta de conhecimento das regras de competição e estimular outros praticantes da modalidade a participar de eventos como esse para assim se atualizar e até se tornarem árbitros atuantes no cenário nacional.
Nelson Miyamoto e Leandro Bezerra

No balanço apresentado a Confederação Brasileira de Taekwondo – CBTKD e consta no site da entidade que fizeram sobre o Seminário Nacional de Arbitragem no Rio de Janeiro, Nelson Miyamoto e Leandro Bezerra, árbitros que ministraram o evento, falaram sobre a importância destes cursos, dizendo que são fundamentais para capacitar os profissionais desta área.

Nelson Miyamoto, coordenador de arbitragem da CBTKD, disse mesmo que este é o “único caminho a seguir” e que a iniciativa da Confederação é “a única forma de fazer com que os árbitros se qualifiquem e para que haja uma padronização da arbitragem no Brasil”. “Com certeza que se a Confederação não realizasse estes cursos, teríamos menos árbitros e poucos dos que já são árbitros nacionais se iriam reciclar e ia acontecer uma defasagem cada vez maior na arbitragem no nosso país”.

Leandro Bezerra, árbitro do Rio de Janeiro, também partilha desta opinião. “Os cursos são extremamente positivos e essenciais para aumentar o efetivo, pois em alguns estados ainda há uma carência muito grande em encontrar pessoas que trabalhem nessa área, e para qualificar as pessoas que já estão há um tempo procurando arbitrar, mas não tinham a possibilidade de fazer cursos nacionais”, afirmou.

O árbitro lembrou ainda a questão da descentralização dos cursos. “A proposta da Confederação Brasileira de Taekwondo de espalhar o curso em vários estados do Brasil, ao invés de fazer apenas um anualmente, é importante para ter mais pessoas de diferentes regiões qualificadas na área. É preciso padronizar a arbitragem no país inteiro e essa é a proposta e a importância deste seminário da CBTKD”.

Para cumprir com estes objetivos, os seminários nacionais têm o propósito de criar árbitros cada vez mais polivalentes, para que, além de dominarem as regras de competição e sinalização, também estejam capacitados em relação aos coletes eletrônicos e toda a parte de configuração e manuseio dos programas e do vídeo replay.

“Eu vejo árbitros que são bons, mas não atuam em todas as áreas dentro da arbitragem. Às vezes o árbitro é muito bom como central ou lateral, mas não tem ou não mexe com equipamento. Às vezes só faz equipamento e não é árbitro central. Então eu acho que os cursos são importantes justamente para padronizar isso, porque dão a oportunidade a esses profissionais de conhecerem todas as áreas dentro da arbitragem, sem ficarem presos a apenas uma. No Brasil ainda tem isso, há determinadas pessoas que acabam não atuando em tudo, apenas numa área específica. Havendo esta qualificação e padronização, há possibilidade de serem mais diversificados”, concluiu Leandro Bezerra.

Durante o seminário Nelson Miyamoto e outros árbitros presentes no evento comentaram que um árbitro para estar atualizado diante das regras de competição deve participar de seminários com um tempo máximo de dois anos devido às constantes mudanças que ocorrem nas regras de competição. Atualizem-se!

 
Árbitros do RJ, DF, MG, SC, SP e MS

Comentários