Federação de Taekwondo realiza curso estadual de arbitragem

No último final de semana, dia 03 de agosto, foi realizado o 1º Curso Estadual de Arbitragem FTKDMS 2013 no Instituto Superior de Ensino da FUNLEC. Localizado na Rua Coronel Cacildo Arantes, 322, Bairro Cachoeira, no município de Campo Grande.

Participantes junto com o professor Nelson (palestrante)

O curso foi organizado pela Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul – FTKDMS e teve o custo de 50 reais, tendo direito a carteirinha de árbitro e diploma de árbitro estadual estando assim apto a atuar nos eventos do estado caso o árbitro seja aprovado.

O curso foi dividido em dois períodos sendo que o da manhã teve início às 07h30min. e término às 11 horas, e o da tarde teve início as 14 horas e término as 18 horas.

O palestrante foi o árbitro nacional Nelson Gonzales, faixa preta 1º Dan, e único árbitro de Mato Grosso do Sul atuante em eventos nacionais.

O curso teve como número total de 16 participantes, desses a Academia Fábio Costa foi a que mais inscreveu pessoas com um total de 12 participantes. São eles:

- Gabriela Carra
- Raquel Yonamine
- Thais Maia
- Dandy Costa
- Cael Maia
- Victor Moreira
- Gutemberg Maidana
- Daniel Yonamine
- Yann Zurutuza
- Marçal Machado
- Pedro Lemes
- Fábio Costa

Professor Nelson com o Mestre Fábio Costa
O único mestre presente no evento foi o Mestre Fábio Costa e comenta que os mestres e professores deveriam estar presentes no curso para se reciclar e assim treinar seus alunos para lutar utilizando as regras. Normalmente mestres e professores que não participam sempre se sentem prejudicados em eventos, mas na verdade desconhecem as regras e não sabem utilizar as mesmas durante a luta fazendo criticas indevidas e, como formadores de opinião, passando uma ideia errada para seus atletas e terceiros.   

Comentários