História do Taekwondo



Breve comentário histórico sobre Taekwondo.

O homem se dispersou pela terra em pequenos grupos, tendo que subsistir em meios hostis. Despidos e desarmados diante da natureza e dos grandes animais e estimulado pela necessidade de se alimentar e se proteger, o homem foi vencendo de maneira gradativa as dificuldades, primeiro cobrindo sua nudez, depois procurando um habitat que o protegesse das intempéries do tempo, para mais tarde transformar esse mesmo habitat em um meio de defesa, tanto para os animais como para seus vizinhos. Foram inventadas armadilhas e armas tanto para caça quanto para guerra, aperfeiçoando-as pouco a pouco e produzindo novas armadilhas e armas. O homem paralelamente tanto se aperfeiçoou no uso dos mesmos como nas estratégias e nos meios para vence-la.

"Chester G. Starr. História do Mundo Velho.”

Nesse tempo, a Coréia foi dividida em numerosas cidades/tribos e cidades/estado, cada uma com suas particularidades éticas, exemplo: Yongko em Puyo, Tongmneng em Koguryo, Muchon em Ye, Majan e Kabi em Shinla.  

A longa experiência adquirida por esses homens, tanto quanto a necessidade de sobrevivência, desenvolveu um talento especial tanto para defesa quanto para o ataque, imitando os movimentos dos animais. Isso pode-se dizer que é a origem do Tae Kyon (antigo nome do Taekwondo atual).

Essa origem do Tae Kyon podemos encontrar na época de Koguryo (37 a.C), porque esse período pertence, possivelmente, aos primeiros desenhos encontradas nos murais em dois túmulos reais. Neles se mostram uma série de cenas com técnicas similares com as do Taekwondo atual.

Os túmulos reais de Muyong Chong e Kakchu Chong, que pertencem a dinastia de Koguryo, foram descobertos por um grupo de arqueólogos japoneses, ambos os túmulos ficam situados em Tngku, distrito de Chiam, província de Tung Hua, em Manchúria, onde Koguryo tem sua capital. 

No teto de Muyong Chong está uma pintura em que duas pessoas em posição de combate se enfrentavam sem armas. Já em Kakchu Chon estão praticando uma espécie de luta livre. Referente a ultima figura o historiador japonês Takashi Sato, em sua obra "Study of culture in ancient Korea", faz a seguinte análise: essas pinturas nos permite criar hipóteses em base a outros estudos que posteriormente viemos realizando, pelos quais se abrem a possibilidade de que não se tratam de desenhos de combate e sim de rituais de dança.

Analisadas as hipóteses apresentadas pelo professor Takashi Sato, devemos reconhecer que são duas conclusões completamente distintas, que são unidas em um ponto em comum que veremos adiante:

a)       Estes gigantes podem representar o desenvolvimento da arte moderna de combate que é conhecida hoje em dia como Taekwondo. Os arquivos que mostram que o Tae Kyon já era praticado aproximadamente no ano 50 a.C.

b)       Certamente também pode ser a prática de uma dança ritual em homenagem a defunto, mas a considerar que este teria de ser de um status social muito elevado.
                                                               
Seja valida qualquer uma das duas hipóteses, o que é induzido e admitido por todo mundo, é que todo ritual de dança realizado pelos homens são para alguém de grande importância e respeito, e sempre é baseado em movimentos de luta, e esses movimentos induzem as lutas sem armas, na qual poderíamos comparar as figuras com os movimentos de Tae Kyon.

A construção de ambos os túmulos data aproximadamente entre o ano 5 e os 410 d.C, durante esse tempo a província de Hwando pertencia ao reino de Koguryo. Tudo isso pode nos fazer supor que o estilo Tae Kyon já era praticado.

Durante essa época a Coréia era dividida em três reinos:

1)       Shinla. (57 a.C – 936 d.C)
2)       Koguryo. (37 a.C – 668 d.C)
3)       Baek-Jae. (18 a.C – 600 d.C)

Embora o Tae Kyon faça a sua primeira aparição no reino de Koguryo, é o nobre soldado de Shinla (Silla) que é creditado pelo crescimento e pela expansão do estilo durante toda Coréia. Este reino é fundado na região sudeste da península da Coréia (57 a.C), vinte anos antes da aparição de Koguryo na parte setentrional da mesma.

Em Kyonchu, capital do reino de Shinla (Silla) e no pagode de Keumkang na caverna de Sokkuram, pertencendo ao recinto do templo Punkuksa, pode-as observar duas estátuas gigantescas esculpidas na parede em postura de defesa no estilo Tae Kyon.
Shinla (Silla) aprecia a fama merecida por ter criado o primeira ordem de cavalaria da Coréia, o Hawarangdo ou a ordem dos jovens cavaleiros. Eram selecionados os filhos de famílias distintas, eles eram educados através do estudo da filosofia, da história, da escrita, da pintura, da arte floral, da equitação e da arte da guerra, tanto com armas (espada, lança e arco), como sem elas (Tae kyon), com o objetivo de aprimorar sua disciplina tanto espiritual, como física, segundo relatos em várias ocasiões nas mais antigas crônicas coreanas Samguk-Saghi e Samguk-Yusa.

Os Hwarangdo foram essenciais na expansão do reino de Shinla (Silla), pois foram eles que conseguiram conquistar os reinos vizinhos de Koguryo e Baek-Jae, realizando assim a unificação da Coréia.

Esse grupo era fundamentado num rigoroso código de honra regido por cinco itens, nos quais foram estabelecidos por um estudioso budista chamado Won Hwang.
-          Obediência ao Rei
-          Respeito aos pais
-          Lealdade para com os amigos
-          Nunca recuar ante o inimigo
-          Somente matar quando não houver alternativa

Os Hwarangdo viajaram por toda península para aprender mais sobre as regiões e os povos. Esses guerreiros viajantes foram de um certo modo os responsáveis pela espanção do Tae Kyon na Coréia durante a dinastia Shinla (Silla). Durante esse tempo (com ecessão do Hwarangdo) permaneceu principalmente para o resto da população como atividade recreativa e esportiva, embora fosse reconhecido como um excelente sistema de auto-defesa, mais ele não era utilizado pela dinastia de Koryo (936 – 1932 d.C) em que o estilo tomou outra direção passando nessa época o Tae Kyon a ser conhecido como Subak.

Os cronistas da dinastia de Koryo contam que o Subak não foi utilizado somente para manter a saúde e a forma física, ele se desenvolveu de tal maneira que foi considerado uma arte marcial de altíssima qualidade.
Assim mesmo comentam como o rei Ui Chong ficou tão impressionado pelas técnicas demonstradas por Yi Ui Mim, que foi promovido imediatamente ao grau de Pyolchang, e obteve a ordem direta para instruir todas as tropas.
Pode-se crer por documentos encontrados que o explendor máximo do Subak estava estava no reinado de Ui Chong (1146-1170 d.C).

Mas embora todas essas vezes a prática, seja no Tae Kyon, como no Subak fosse muito importante só estava no alcance das classes dominantes, não sendo utilizada até a dinastia Joseon (Yi) quando também pode ser utilizada pelo povo, e de uma maneira muito especial graças ao concurso do rei Chongsho, que publicou o “Muye Dobo Tonchi”, primeiro livro escrito e ilustrado sobre as técnicas e a prática do Tae Kyon e do Subak.

No ano de 1909 a Coréia foi invadida e ocupada pelo Japão durante 36 anos. As autoridades japonesas proibiram os coreanos de praticar livremente qualquer arte marcial, mais isso só aumentou o interesse e renovou o crescimento do Subak. Possivelmente a natureza interior das artes marciais na Coréia mudou, quando em 1943 foram introduzidos no país outros estilos (Chinês e Japonês), aumentando o interesse do povo por aprender essas artes, mais sem perder o contato com as técnicas coreanas, principalmente o Subak.

Uma vez liberados da dominação japonesa, os coreanos voltaram a praticar o Subak em liberdade, assim começou novamente a prática de uma nova arte marcial e esporte, baseado nas técnicas primárias do Tae Kyon e nas posteriores e aperfeiçoadas técnicas do Subak, isso não é nada mais do que o Taekwondo que chegou em nossos dias.
Com o fim da segunda guerra mundial e a rendição do Japão a Coréia finalmente foi libertada. Os mestres coreanos de Subak e Tae Kyon se propuseram a iniciar livremente suas lições, principalmente aqueles que mais destacaram os mestres já falecidos: Kim Hong Sik e Song Dok Ki, e o discípulo e herdeiro desse ultimo Shin Han Song pelos quais observam-se os desenhos que demonstram suas atividades e lições.                                                                                                                             

As primeiras escolas que começaram a funcionar de maneira oficial foram criadas entre os anos de 1945 e 1950:
Em 1945 as escolas foram criadas:
·         Chung do Kwan, fundada por Won Kook Lee.
·         Mu Duk Kwan, fundada por Hwang Kee.
·         Yun Mu Kwan, fundada por Yon Kue Pyang.
Em 1946 é criado:
·         Chang Mu Kwan, fundada por Byung In Yoon.
Entre 1953 e 1954 criaram:
·         Ji do Kwan, fundada por Gae Byang Yung.
·         Song Mu Kwan, fundada por Byung Sik Ro.
·         Oh do Kwan, fundada por Hong Hi Choi.

Em 11 de abril de 1955, os representantes das sete escolas se reúnem em Seul com o único propósito da unificação de um nome para que se identificasse o estilo como puramente coreano não como Karate coreano, como era conhecido fora da Coréia, foi escolhido o nome de Tae Soo Do, sendo que no ano de 1957 quando de maneira definitiva foi modificado para Tae Kwon Do, pela similaridade com o original Tae Kyon.

Em 14 de setembro de 1961 foi criada a Korean Taekwondo Association (K.T.A), com Hong Hi Choi sendo eleito presidente do mesmo. Mais nem todas as escolas aceitam essa associação, como a Ji Do Kwan, Chung Do Kwan e Mu Duk Kwan que permanecem fora da associação. Em 1962 o governo coreano teve participação direta com essa disputa e decide reconhecer oficialmente todos os títulos omitidos pela K.T.A., isso faz com que muitos professores embora fiéis a sua escola se decidam de maneira unilateral se associar, com a finalidade de não ser parte externa dessa legalização.

Expansão do Taekwondo
1962. – A expanção comessa por toda Ásia pelas mãos de Ta Hi Nam.                                                                                    
1963. – É introduzido nos Estados Unidos por Hong Hi Choi.
1964. – É introduzido no Canadá por Hong Hi Choi.
1965. – Se inicia pouco à pouco na Europa. A Alemanha é o primeiro país embora não oficialmente.
1966. – Park Jong Soo cria a primeira escola oficial na Holanda, pouco tempo depois comessaria oficialmente na Alemanha, França, Itália, Turquia, Espanha.
1970. – General Choi Hong Hee, envia o mestre Sang Min Cho para o Brasil com a missão de divulgar o Taekwondo. Missão que é cumprida por Sang Min Cho, com a fundação da primeira academia no Brasil, a academia Liberdade, fundada em 08 de agosto.

Em 1966, por causa de alguns problemas levantados durante uma exibição na Coréia do Norte e esses aumentados pelos recursos que mantem as duas Coréias, Hong Hi Choi perde o apoio do governo coreano e se vê obrigado a abandonar a presidência da K.T.A. Sai da Coréia e funda a Internacional Taekwondo Federation, estabelecendo a cede mundial no Canadá, com o objetivo de manter o controle e influenciar o grande número de professores que existiam até esse momento. Com isso ocorre uma tumultuosa e problemática reunião em que a grande maioria decide seguir os passos da K.T.A.

O governo coreano por sua vez continua a sua política de unificação de todas as escolas e professores e consegue quase que totalmente. Somente uma escola, a MU DUK KWAN e da mão de seu fundador Hwang Kee, decide permanecer neutra e independente diante dessa cituação, registrando oficialmente diante do governo coreanoa associação de Tang Sôo Do, que continua até hoje, com o objetivo de não prejudicar os associados do mesmo, dando-lhes a opção de escolher se associar com a K.T.A. se assim acharem adequado, sem perder o contato com o Tang Sôo Do.
  
Em 20 de março de 1971 o presidente da republica da Coréia, excelentíssimo senhor PARK CHUNG HEE, mediante de um documento oficial ratificado pelo parlamento coreano, declara o Taekwondo como esporte nacional criando o Kukkiwon como sede mundial, com o objetivo de reunir todas as associações existentes nesse estilo, tanto na Coréia como no resto do mundo. Assim começa o novo desenvolvimento do Taekwondo pelo mundo. Em 28 de março de 1973 e sob a proteção do ministério da cultura e dos esportes coreano, foi criada a World Taekwondo Federation, com a missão principal de substituir a nível mundial a Kukkiwon no controle das associações, assim para representa-lo a todos os níveis, é eleito como presidente o Dr. Um Yong Kim que nesse tempo já era presidente da K.T.A.

INTERLÚDIO COMO UMA ANÁLISE HISTÓRICA
Existem várias tendências sobre as origens, dizem que as origens do Tae Kyon se encontra no Kwon Bop chinês, de acordo com a história que existe sobre o assunto, e baseado na visita e permanência de um monge hindu no templo Shaolin durante nove anos.

Segundo constam as crônicas San Dharma (Bodhidharma), um dos maiores sacerdotes budista hindu, pelo ano 520 d.C. chegou ao templo Shaolin, no distrito de Tungpung, província de Hunan, para ensinar um tipo particular de exercícios físicos e de combate sem armas “Vyayam” (hoje também conhecido por Kalari Prayat) para os monges desse templo, essa parece ser a origem desse estilo na china.

Entretanto existe também a teoria – não errada – que a origem desses estilos hindus tem seu inicio com a chegada dos povos arios do centro da Europa, com os quais levaram um estilo de luta sem armas de origem grega –Pankration--, com a qual e através do tempo, unindo-se a diferentes lugares da região, deram lugar à “Vajramushti”, verdadeira origem das artes marciais na Índia.

Entretanto, como existe um grupo que defenda essa posição, baseado na documentação histórica, e da mesma maneira outros negam categoricamente essa possibilidade, baseados principalmente em gravuras e pinturas do período Koguryo, com os quais estão datados entre o ano 5 e 410 d.C., datas que são claramente anteriores a da visita do monge citado ao templo Shaolin.

Por outro lado as hipóteses japonesas sobre o Karate se descartam por si mesma devido a uma questão fundamental; não existe nenhum tipo de crônica, seja verbal ou escrita, antes da dinastia Joseon (Yi), nem de haver relação alguma com ilhas tão distantes, pelo contrário, durante essa dinastia, - explendor total do Subak -, existem dados de que povoadores de Okinawa e Ryu Kyu, venham oferecer tributos aos senhores de Joseon (Yi).
De acordo com isso podemos estabelecer que:

a)       Que o Okinawa Te (junto com outros estilos, origem do Karate moderno), tem em principio sua origem no Kwon Bop chinês devido ao estabelecimento do monge shaolin Chen Yuan Pin nessa zona, com o qual uma vez que pregar o budismo, também ensinar os exercícios do seu estilo.
b)       Que os japoneses portadores de tributos para os senhores de Joseon, conheceram e aprenderam o estilo Subak com essas visitas, transmitindo-os posteriormente em seu território e sendo incluído com as modificações lógicas gerais em seu estilo de Okinawa Te.

Concluindo, podemos decidir que o Taekwondo moderno, filho do Subak e neto do Tae Kyon, é um estilo nativo coreano, que, sem duvida alguma bebeu de outras fontes para enriquecer-se, mais seu estilo não deve sua origem a influencias exógenas.

NOVA ÉPOCA
Aspecto cronológico
·         1971 – O presidente da republica da Coréia proclama o Taekwondo como esporte nacional. É fundado o Kukkiwon.
·         1973 – É fundada a W.T.F (World Taekwondo Federation), e se realiza em Seul, na Coréia, o primeiro campeonato mundial. No Brasil, também é realizado o primeiro torneio de Taekwondo, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
·         1974 – É nomeado como presidente da W.T.F o Dr. Un Yong Kim. O Taekwondo é admitido oficialmente nos jogos asiáticos.
·         1975 – A W.T.F é reconhecida pela Federação Internacional de Esportes (GAISF).
·         1976 – Torna-se modalidade oficial de competição de Associação Internacional de Esportes Militares (CISM). Em 2 de maio em Barcelona (Espanha) foi criada a European Taekwondo Union (Federação Européia de Taekwondo). Sendo os primeiros países filiados: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal e Turquia. Sendo eleito como presidente o espanhol D. Antonio García de la Fuente.
·         1980 – A Federação Mundial de Taekwondo (W.T.F) é reconhecida pelo Comitê Olímpico (COI).
·         1981 – Torna-se modalidade oficial do World Games Sports.
·         1983 – Torna-se modalidade oficial dos Jogos Panamericanos dos Jogos Africanos.
·         1985 – É aceito como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos.
·         1986 – Torna-se modalidade oficial da Federacão Internacional dos Esportes Universitários.
·         1988 – Apresentação oficial do Taekwondo como esporte olímpico de demonstração durante as olimpíadas realizadas de 17/09 a 02/10 em Seul.
·         1992 – Nas olimpíadas de Barcelona, realizadas de 25/07 a 09/08, foi apresentado como modalidade demonstrativa apesar de ter recebido medalhas, como ocorreu tambám em Seul em 1988.
·         1994 – Em 4 de setembro na 103ª assembléia celebrada pelo C.O.I, em Paris, adquire o status de Esporte Olímpico.
·         2000 – Participa das Olimpíadas de Sydney, pela primeira vez como esporte oficial.


  

TAEKWONDO NO BRASIL E EM MATO GROSSO DO SUL
O Taekwondo chega no Brasil em 1970. Em 1971 temos a vinda de três mestres com a função de promover o treinamento na delegacia de ordem social e política (DOPS), com a função de ensinar o Taekwondo para a polícia secreta que se qualificava para combater o terrorismo. Finalizado o treinamento em 1971, os mestres, sem terem função específica, começaram a abrir academias para difundir a arte marcial pelo Estado de São Paulo.

O Taekwondo veio para o Brasil, conforme registros dos arquivos políticos da época do regime militar de 1964 a 1984, a pedido do presidente da república da época, pois o país passava por um período de terrorismo e o Taekwondo na época era conhecido mundialmente por ter ajudado na guerra do Vietnã. Nessa guerra, os soldados que tinham esse treinamento ficaram conhecidos na mídia que matavam ou dominavam o inimigo sem o uso de armas, aí o interesse do presidente, pois o Brasil só sabia usar armas para dominar um simples terrorista desarmado e acabava ferindo pessoas inocentes e consequentemente a popularidade do presidente estaria em baixa.

No início do mês de julho de 1970, foi enviado ao Brasil pelo presidente da Federação Internacional de TKD, general CHOI HONG HEE, o grão mestre SANG MIN CHO, 8° Dan com a missão de difundir e implantar na América do Sul o TAEKWONDO, a arte marcial coreana.

Cumprindo a missão a ele confiada o mestre SANG MIN CHO, fundou a primeira academia para a prática do TAEKWONDO no Brasil, em 08/08/1970, a atual academia “Liberdade”. A sua fundação deu-se frente a diversas dificuldades, as principais foram o idioma português, a forma verbal da comunicação, e os hábitos e costumes do povo brasileiro.

Entretanto, as dificuldades foram sendo superadas num tempo muito mais rápido que o previsto inicialmente, talvez, por esse esporte ter sido muito bem aceito pelo povo brasileiro.

Nessa época, os coreanos não queriam vir para o Brasil, pois tinham receio quanto à cultura que iriam encontrar relatado por mestre Bang em entrevista a Marta (2000), na qual ele fala de como foi difícil a decisão de quem viria para o Brasil:

Kum Mo Bang...mas a maioria não quis, não conheciam o Brasil direito. O Brasil é só Amazônia, mato. Conheciam muito pouco..só Pelé, Copacabana, não sabiam direitinho como era o Brasil. Treinaram vários homens transformando-os em instrutores internacionais, mas ninguém quis vir pra o Brasil. E ai ficou vai, não vai, vai, não vai, e aí decidimos”.

Segundo Marta (2000), a maioria dos mestres entrevistados confirmaram a introdução do Taekwondo oficialmente pelo grão mestre Sang Min Cho enviado naquela época pelo general Choi Hong Hee, mas também afirmam em minoria, que poderia haver uma outra versão não oficial. O mestre Yon Jin Kim um dos entrevistados por marta já havia confirmado em seu livro (Kim, 1995) escrito a cinco anos antes da pesquisa de Marta (2000) contendo a história do Taekwondo, falando a mesma história, confirmando novamente em entrevista a marta comentando de como foi a vinda dos coreanos para o Brasil, Kim relata:

 “Logo após a chegada do pioneiro mestre Sang Min Cho, e a fundação da academia Liberdade, chegaram outros mestres das elites coreanas para difundir e ensinar Taekwondo para o povo brasileiro: Woo Jae Lee para os cariocas, Cang Seun Lim para os mineiros, Jung Do Lim para os baianos, Soon Myong Choi para os Brasilienses, Ju Yol Oh para os pernambucanos, Te Bo Lee os Gaúchos, Hong Soon Kang para os paranaenses e Sung Jang Hong para os capixabas.”


Apenas três anos depois da primeira academia no Brasil pelo Grão Mestre SANG MIN CHO, foi realizado o primeiro torneio brasileiro de Taekwondo, acontecido em julho de 1.973, no Ginásio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, com absoluto sucesso e organização.

Pelo sucesso reconhecido na realização do 1° torneio, é criado um departamento especial de Taekwondo na Confederação Brasileira de Pugilismo em 1.974.

Com a ascendência e a popularização do Taekwondo de norte à sul, de leste à oeste do Brasil, onde foram criadas mais de 2.000 academias surgui a necessidade da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRO DE TAEKWONDO, sendo o seu primeiro presidente o mestre Sang In Kim, para reger e legislar este esporte praticado por um número incontável de adeptos espalhados por todo território brasileiro, dividindo-se também em vários estilos que obedecem regras de federações internacionais, como: WTF – World Taekwondo Federation; ITF – International Taekwondo Federation; STF – Songam Taekwondo Federation e ITS – International Taekwondo Society.

Na mesma década que chegou ao Brasil, temos a presença do Taekwondo no Estado do Mato Grosso do Sul. Jair Amaro afirma que foi o Mestre Amadeu Dias Moura que introduziu, em 1977, na cidade de Corumbá, a modalidade. Somente em 1995 temos a fundação da Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, pelo Albio Casanovas Nogueira.

A Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul demorou a surgir porque o movimento de surgimento da confederação brasileira de taekwondo (CBTKD) também foi lento. Somente em 1987 temos o surgimento da CBTKD, a qual no mesmo ano filia-se a WTF.

Comentários