O que você acha do novo dobok feminino?



O dobok (uniforme do taekwondo) é uma vestimenta que tem sido modificada ao longo dos anos. Inicialmente podemos observar em imagens no período de Silla, Kaya e Koguryo uma vestimenta completamente diferente da utilizada nos dias de hoje. Após esse período o Taekwondo aderiu o kimono, vestimenta que podemos observar em outras modalidades de arte marcial como o Taekwondo ITF, Hap-Ki-Do, Karate, Judo e outros.

As golas dos atuais Dobok’s são em formato V. Diferem da tradicional vestimenta para diminuir o desconforto durante a prática do Taekwondo. Na graduação POOM (alunos com idade inferior a 15 anos que alcançam a Faixa Preta) as golas são listadas em vermelho e preto, e para as graduações em DAN (alunos com idade superior ou igual a 15 anos que alcançam a Faixa Preta) as golas são pretas.

Após esse período podemos observar novos modelos de dobok, como os de verão, os de poomsae e agora o feminino. Podemos observar as cores que são colocadas nos doboks assistindo campeonatos promovidos na Coreia como os Hanmadangs e alguns campeonatos de luta onde os atletas se vestem com doboks de cor azul e vermelha.

Ao observar a matéria enviada anteriormente no dia 29 de agosto de 2013 observamos muitos comentários relacionados à tradição, como se o dobok com gola “V” fosse uma vestimenta milenar onde estão tentando modifica-lo agora não respeitando a tradição. Porem as modificações vem de muitos anos e inclusive começaram na Coréia, país onde o Taekwondo se originou. Portanto o Taekwondo é uma modalidade que evolui constantemente senão ainda estaríamos utilizando o “hanbok”.

Ao observarmos o passado lembraremos mudanças anteriores e de protestos que ocorreram à cada modificação. A última foi quando apresentaram o novo dobok para poomsae, uniforme que também recebeu várias criticas e hoje é utilizado em todas as seletivas nacionais de poomsae e nos campeonatos mundiais.


Comentários