A FILOSOFIA DO TAEKWONDO



Nos últimos anos, houve uma crescente onda de violência e perda de moralidade em todos os níveis da sociedade, especialmente entre os jovens. Há, é claro, várias razões para isto.
Hoje, muitos psicólogos sentem que este problema se origina da frustração. Por outro lado, os analistas mostram que estas pessoas desorientadas realmente formam um segmento desiludido da sociedade, que procuram valores e relevância num mundo de guerras e decadência, que eles consideram enganoso, materialista e absurdo.

Infelizmente, porém, em vez de canalizar seu extraordinário potencial e energia construtivamente, muitos se deixam levar em uma raiva cega, destruindo em vez de construir, ou somente correndo para longe de tudo, se isolando com drogas e em seus próprios mundos de fantasia.

Agora, a tendência do "mais forte caçar o mais fraco" parece estar em alta. Francamente, o mundo atual se assemelha a uma “época corrupta".

É óbvio que este fenômeno da sociedade não está ocorrendo somente por causa da luta para sobrevivência, mas principalmente por causa de uma civilização super-desenvolvida material e cientificamente. Esta primeira característica da sociedade engana o jovem, levando-o para o materialismo extremo ou egoísmo, enquanto a segunda característica deixa os seres humanos com medo, embora fazendo o papel essencial para o bem-estar público.

Então, qual seria o remédio? Desnecessário dizer que é o desenvolvimento moral da civilização - os estados mentais decentes de um ser humano como o senhor da criação, bastando para prevalecer ou pelo menos para manter-se lado a lado com o desenvolvimento de uma civilização material e científica.

O maior propósito do Taekwondo é lutar para desencorajar a opressão do mais forte sobre o mais fraco, com um poder que deve estar baseado na humanidade, justiça, moralidade, sabedoria e fé, assim ajudando a construir um mundo melhor e mais pacífico.

Todos os homens, não importa a idade, sentem que a morte é uma desgraça e lamentam que eles não podem viver tanto quanto os pinheiros ou as tartarugas que parecem viver mil anos. Por outro lado, os homens íntegros lamentam o fato de que a justiça nem sempre triunfa sobre a tirania do poder. Porém, há dois modos para lidar com estes problemas: O primeiro, através da disciplina mental, o segundo, pelo treinamento físico.

É minha sincera esperança que com o Taekwondo, qualquer um possa armazenar força o bastante para se tornar guardião de justiça, desafiar a desunião social e cultivar o espírito humano para o nível mais alto atingível. É neste espírito que eu estou dedicando a arte de Taekwondo às pessoas do mundo.

A filosofia do Taekwondo está baseada nos padrões éticos, morais e espirituais pelos quais os homens possam viver juntos em harmonia, e seus padrões de arte são inspirados pelos ideais e conquistas de grandes homens da história coreana. Os famosos líderes civis e militares da Coréia, que em quase cinco mil anos de história coreana nunca invadiram seus vizinhos, mas que lutaram corajosamente e fizeram grandes sacrifícios para defender sua pátria contra a invasão dos inimigos. Eu também incluo os nomes de patriotas que de boa vontade deixaram suas vidas para recuperar a liberdade e independência de Coréia da ocupação japonesa.

Cada forma (Tul) do Taekwondo expressa os pensamentos e as ações destes grandes homens, de maneira que os estudantes do Taekwondo devem refletir sobre as verdadeiras intenções daqueles cujos nomes cada forma leva.

Então, de modo algum Taekwondo deve ser usado para propósitos egoístas, agressivos ou violentos, ou por um indivíduo ou grupo. O Taekwondo também não deve ser usado para qualquer propósito comercial ou político.

Eu determinei a seguinte filosofia e procedimentos que serão a base do Taekwondo e pela qual todos os estudantes sérios desta arte são encorajados a viver.

1. Esteja disposto a ir onde as condições possam ser duras e fazer coisas que valem a pena serem feitas embora sejam difíceis.
2. Seja gentil com o fraco e duro como o forte.
3. Esteja satisfeito com o que você tem em dinheiro e posição, mas nunca em habilidades.
4. Sempre termine o que você começa, seja isto grande ou pequeno.
5. Seja um professor disposto para qualquer um, não importando a religião, raça ou ideologia.
6. Nunca se deixe levar pela repressão ou ameaça na perseguição de uma causa nobre.
7. Ensine atitude e habilidade com ação em lugar de palavras.
8. Seja sempre você mesmo, embora suas ações possam mudar.
9. Seja sempre o professor que ensina com o corpo quando jovem, com palavras quando velho, e através de preceito moral mesmo até depois da morte.



Gal.Choi Hong Hi

Comentários