Aprendizado, Dinheiro, Ética, Profissionalismo e Caráter. Como conciliar tudo isso em um Exame de Faixa?



Por Mestre Fábio Costa

Mesmo sendo bacharel e licenciado em educação física já faz um bom tempo tenho vivido apenas do taekwondo e com isso seguido meu direito de mestre da modalidade avaliando diversas pessoas. Alunos meus e de meus alunos que se tornaram professores.

O exame de faixa é um incentivo e uma forma do aluno demonstrar os movimentos de ataque e defesa aprendidos durante as aulas de Taekwondo, mas também desenvolver o espírito do Taekwondo (honestidade, perseverança, espírito indomável, respeito ao próximo), e acima de tudo, preparar o ser humano, conforme as etapas a serem ultrapassadas (faixas), para os desafios psicológicos do mundo lá fora, como provas da escola, vestibular, concursos públicos, e a escolha da sua profissão, e no final tornar-se um cidadão consciente dos deveres perante a sua família.

Cada faixa tem o seu significado.

Não é avaliado o aluno que tem a intenção de ganhar do colega, para isso existem campeonatos e treinamentos específicos. O exame de faixa nada mais é que uma forma prazerosa de usar o corpo e a mente em um conjunto buscando, em 1º lugar, a Saúde.

Esquecendo o título de mestre e me colocando como professor devo levar em consideração o fato de eu ser um formador de opinião e com isso sou responsável pelo desenvolvimento físico e cognitivo de meus alunos. Para isso devo me atentar quanto às capacidades físicas, disciplina, respeito, aprendizado do conteúdo programado e outros para que no futuro eu possa formar um faixa preta ou mesmo caso o aluno não alcance essa graduação que eu tenha feito parte da formação do seu caráter para que esse aluno atinja seus objetivos em qualquer campo de seu interesse.

Para que tudo isso de certo devemos trabalhar o aluno a cada dia observando seu desenvolvimento. Assim os alunos deverão fazer por merecer, ou seja, deverá se dedicar a modalidade e acima de tudo seguir os princípios do taekwondo que são cortesia (educação e respeito), integridade (honestidade e justiça), perseverança (nunca desistir de nenhum objetivo), domínio sobre si mesmo (lutar contra os desejos do corpo) e espírito indomável (nunca se entregar perante o inimigo).

O “grande problema” encontrado por parte de alguns professores e mestres é o fato de ter dinheiro envolvido nos exames e da necessidade financeira do mau profissional. Para realizar o exame de faixa o professor cobra uma taxa, que no meu ponto de vista é justa, dos alunos e ganha com o exame de faixa. É ai que vem o problema onde o professor para, pensa e pergunta a si mesmo: Poxa! Meu aluno não está preparado para fazer exame, e agora, vou deixar de ganhar dinheiro no exame de faixa?

Com isso o professor pega seu aluno despreparado e coloca para fazer exame visando apenas seu interesse financeiro e é ai que eu pergunto – onde fica seu compromisso com o aluno e com o taekwondo? Será que ao formar esse aluno você estará transmitindo os princípios do taekwondo? Que tipo de valores você transmite? Até onde isso vale a pena?

Tenho visto esse mau profissional em todos os campos e devemos nos atentar quanto a isso pois no nosso caso isso prejudica nosso esporte uma vez que teremos no futuro pessoas despreparadas a frente de nossa modalidade.

Por isso digo aos leitores, não coloque seu filho na primeira academia que encontrar ou na mais barata. Procure o bom profissional! Uma forma de identificar esse profissional é buscando seu histórico, suas conquistas e principalmente a capacidade de seus alunos. E outra coisa, se estiver tudo muito fácil desconfie.


Comentários