Aprendizado, Dinheiro, Ética, Profissionalismo e Caráter. Como conciliar tudo isso em um Exame de Faixa?
Por
Mestre Fábio Costa
Mesmo
sendo bacharel e licenciado em educação física já faz um bom tempo tenho vivido
apenas do taekwondo e com isso seguido meu direito de mestre da modalidade
avaliando diversas pessoas. Alunos meus e de meus alunos que se tornaram
professores.
O
exame de faixa é um incentivo e uma forma do aluno demonstrar os
movimentos de ataque e defesa aprendidos durante as aulas de Taekwondo, mas
também desenvolver o espírito do Taekwondo (honestidade, perseverança,
espírito indomável, respeito ao próximo), e acima de tudo, preparar o ser
humano, conforme as etapas a serem ultrapassadas (faixas), para os desafios
psicológicos do mundo lá fora, como provas da escola, vestibular, concursos públicos,
e a escolha da sua profissão, e no final tornar-se um cidadão consciente dos
deveres perante a sua família.
Cada faixa tem o seu
significado.
Não é avaliado o aluno que tem a intenção de
ganhar do colega, para isso existem campeonatos e treinamentos específicos. O exame
de faixa nada mais é que uma forma prazerosa de usar o corpo e a mente
em um conjunto buscando, em 1º lugar, a Saúde.
Esquecendo
o título de mestre e me colocando como professor devo levar em consideração o
fato de eu ser um formador de opinião e com isso sou responsável pelo
desenvolvimento físico e cognitivo de meus alunos. Para isso devo me atentar
quanto às capacidades físicas, disciplina, respeito, aprendizado do conteúdo programado
e outros para que no futuro eu possa formar um faixa preta ou mesmo caso o
aluno não alcance essa graduação que eu tenha feito parte da formação do seu caráter
para que esse aluno atinja seus objetivos em qualquer campo de seu interesse.
Para
que tudo isso de certo devemos trabalhar o aluno a cada dia observando seu
desenvolvimento. Assim os alunos deverão fazer por merecer, ou seja, deverá se
dedicar a modalidade e acima de tudo seguir os princípios do taekwondo que são cortesia
(educação e respeito), integridade (honestidade e justiça), perseverança (nunca
desistir de nenhum objetivo), domínio sobre si mesmo (lutar contra os desejos
do corpo) e espírito indomável (nunca se entregar perante o inimigo).
O
“grande problema” encontrado por parte de alguns professores e mestres é o fato
de ter dinheiro envolvido nos exames e da necessidade financeira do mau
profissional. Para realizar o exame de faixa o professor cobra uma taxa, que no
meu ponto de vista é justa, dos alunos e ganha com o exame de faixa. É ai que
vem o problema onde o professor para, pensa e pergunta a si mesmo: Poxa! Meu
aluno não está preparado para fazer exame, e agora, vou deixar de ganhar
dinheiro no exame de faixa?
Com
isso o professor pega seu aluno despreparado e coloca para fazer exame visando
apenas seu interesse financeiro e é ai que eu pergunto – onde fica seu
compromisso com o aluno e com o taekwondo? Será que ao formar esse aluno você
estará transmitindo os princípios do taekwondo? Que tipo de valores você
transmite? Até onde isso vale a pena?
Tenho
visto esse mau profissional em todos os campos e devemos nos atentar quanto a
isso pois no nosso caso isso prejudica nosso esporte uma vez que teremos no
futuro pessoas despreparadas a frente de nossa modalidade.
Por isso digo aos leitores, não coloque seu filho na
primeira academia que encontrar ou na mais barata. Procure o bom profissional!
Uma forma de identificar esse profissional é buscando seu histórico, suas
conquistas e principalmente a capacidade de seus alunos. E outra coisa, se
estiver tudo muito fácil desconfie.
Comentários
Postar um comentário