Sem patrocínio, atletas do taekwondo vão às ruas pedir apoio para competir

Ver jovens com corpos pintados pedindo dinheiro nos semáforos é cena comum quando ocorrem o início dos semestres entre estudantes que são aprovados para um curso superior. Muitos estudantes passam por este trote em seus primeiros períodos na faculdade, com o intuito de recolher fundos para as festas de confraternização dos alunos. 

A falta de patrocínio fez um grupo de jovens promessas do taekwondo adotar o mesmo expediente, mas com objetivo mais nobre: financiar a viagem da equipe para o Campeonato Brasileiro Menores 2015, maior competição de faixas pretas da modalidade no país.

Banner da Equipe
A ideia partiu de Luiz Felipe, faixa preta de 10 anos, durante uma conversa da equipe de competição da Equipe Fábio Costa após o treino onde estavam procurando uma solução para que pudessem participar do campeonato. A turma de 10 atletas, com idades entre 10 e 21 anos, irá se reunir a partir dessa quarta-feira, com horário entre as 17 e 20 horas para pedir apoio na Avenida Júlio de Castilho entre as ruas Arisoli Ribeiro e Ponta Porã. A equipe vai à batalha uniformizado, trajando calça de dobok e camiseta da equipe  e banner.

Uma das vantagens deste evento é que o atleta campeão ou vice pode pleitear a bolsa aleta nacional onde receberá ajuda de custo por um ano. Facilitando seus treinamentos e sua participação eventos.

Entre as jovens promessas, estão Pedro Paz (Campeão Brasileiro Interclubes de 2015), Suzanna de Almeida Aquino (Campeã Brasileira Interclubes de 2015 e vice-campeã brasileira 2014), Giovanna de Almeida Aquino (Campeã Brasileira Interclubes de 2015), Luiz Felipe de Almeida Aquino (3º Colocado Brasileiro Interclubes de 2015 e vice-campeão brasileiro 2014), Viviane Melo Soares (3º Colocada Brasileiro Interclubes de 2015), Michele Silva Areco (4º Colocada Brasileiro Interclubes de 2015 e campeã brasileira 2013), Matheus Gama (campeão brasileiro 2013), Natan Lopes (vice-campeão do Brazil Open 2014), Luiz Henrique Loureiro (campeão do desafio Brazil x Chile no Brasil Open 2014) e Lincoln Costa (atleta da seleção brasileira 2015).

Apesar dos resultados expressivos, o grupo é praticamente bancado pelo treinador Mestre Fábio Costa, que acolheu alunos de projetos gratuitos como o projeto Taekwondo na Escola (encerrado no final de 2014) como ½ bolsistas na Academia Fábio Costa de Taekwondo.

Para levar um grupo de 10 lutadores a Londrina, onde acontece o Campeonato Brasileiro entre 11 e 12 de julho, serão necessários R$ 4.000. Essa despesa está relacionada a transporte, inscrição, hotel, alimentação, entre outros.

- Alguns deles não precisavam participar da arrecadação, têm dinheiro, o pai ajuda. Mas eles estão juntos, gostam de ajudar uns aos outros, e isso só desenvolve a união da equipe - comenta o técnico.

Comentários