Retrospectiva 2015

2015, ano em que a Equipe Fábio Costa de Taekwondo deu um "up" e apresentou ótimos resultados a nível nacional para Mato Grosso do Sul. Onde levaram o nome do estado com muita garra e determinação colocando-o no lugar mais alto do pódio por diversas vezes.

 A equipe começou os seus trabalhos no dia 5 de janeiro onde retornaram aos seus treinos visando um grande campeonato que estava por vir, campeonato que definiu os atletas da seleção brasileira de taekwondo. Com isso a equipe tratou logo de fazer o dever de casa o montou dois intercâmbios onde convidou outras equipes a participar. O primeiro no dia 31 de janeiro e o segundo no dia 21 de fevereiro.

Nosso primeiro desafio foi o Grand Slam de formação da Seleção Brasileira de 2015, realizado na cidade de Betim, de 27 a 29 de março de 2015, abrindo o calendário nacional de competições. O evento reuniu os melhores atletas do Brasil e foi realizado no  Ginásio Poliesportivo Divino Braga.

Grand Slam é a nova nomenclatura que a CBTKD escolheu para designar a Seletiva Final Fechada. Este conceito prestigia o sucesso dos melhores atletas brasileiros, que, por ocuparem um lugar de destaque no Taekwondo Nacional, se classificaram no ano de 2014 para a competição que definiu a Seleção Nacional de 2015.


A Equipe Fábio Costa participou do evento com três atletas, sendo eles Ágatha Costa (categoria cadete, feminino até 51 kg), Giovanna Aquino (categoria cadete, feminino até 55 kg) e Lincoln Costa (categoria cadete, masculino até 61 kg) sendo os únicos representantes de Campo Grande para o evento. Lincoln entrou como reserva da seleção brasileira por ficar em segundo lugar. Giovanna ficou com o terceiro lugar e Ágata perdeu na segunda luta.




No dia 12 de abril de 2015 foi realizado exame de faixa colorida no Teatro de Arena do Horto Florestal com alunos da Equipe Fábio Costa e da Academia Pedro Lemes na modalidade Taekwondo. Sendo o primeiro exame do ano.

Os alunos foram avaliados pelo Mestre Fábio Costa onde demonstraram todo seu aprendizado ao longo de três, seis ou nove meses de treinamento correspondentes a sua graduação.



Nos dias 01, 02 e 03 de maio doze atletas da Academia Fábio Costa de Taekwondo, de Campo Grande, viajaram para cidade de São José no estado de Santa Catarina para disputar o VI Campeonato Brasileiro Interclubes. O evento contou com a participação de cerca de 500 atletas de todo o Brasil em busca de 10 pontos no Sistema de Ranking Nacional.  A competição, que juntou Faixas Coloridas e Pretas entre sexta-feira e domingo, teve como palco a Arena Multiuso, localizada na Rua Doutor Constâncio Krummel, S/N  -  Praia Comprida  -  São José / SC.

A Academia Fábio Costa que contou com o apoio da REDE IMÓVEIS MS (patrocinadora da equipe) conquistou cinco medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze, sendo:

Pedro Paz – Campeão
Carlos Magno Ribeiro – Campeão
Suzanna de Almeida Aquino – Campeã
Giovanna de Almeida Aquino – Campeã
Kemi de Moraes Nakati – Campeã
Ágatha Zampieri Costa - Vice-campeã  
Luiz Felipe de Almeida Aquino – 3º Colocado
Daniana Zampieri Costa – 3º Colocada
Viviane Melo Soares – 3º Colocada
Michele Silva Areco – 4º Colocada
Yann Zurutuza – 4º Colocado
Leonardo Martins Hill – 4º Colocado




No dia 28 de junho de 2015 foi realizado o segundo exame de faixa colorida e cerimônia de entrega de certificado para os novos faixas preta no Teatro de Arena do Horto Florestal com alunos da Equipe Fábio Costa e da Academia Pedro Lemes na modalidade Taekwondo. 


O ponto alto do exame foi a apresentação dos novos faixas preta que realizaram o exame no dia 27 deste mês e fizeram uma bela apresentação onde receberam certificado além da nova faixa. Os novos faixas preta da equipe são Giovanna Aquino, Michele Areco e Matheus Gama.



Com a chegada do Campeonato Brasileiro a Equipe Fábio Costa que estava sem condições financeiras e sem patrocinio foi para as ruas pedir apoio nos semaforos de Campo Grande. Isso comoveu a população que apoiou fazendo com que fosse possível a viagem. Isso ocorreu nos dias 2, 3, 4 e 5 de julho.


A arrecadação comoveu tambéms as mídias de telecomunicação que abraçaram a causa até chegar à FUNDESPORTE que cedeu a van dando as condições para que os atletas fossem ao brasileiro. Com isso a equipe arrecadou dinheiro para hotel e inscrições e a FUNDESPORTE o transporte.  


O resultado deste trabalho foi o maior já conquistado em campeonatos brasileiros de todos os tempos. Onde a equipe composta pelo técnico Mestre Fábio Costa e delegado Mestre Dandy Costa conseguiu cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze:

- Atletas:
NOME
RESULTADO
Ágatha Costa
CAMPEÃ
Lincoln Costa
CAMPEÃO
Natan Lopes
CAMPEÃO
Pedro Beraldo
CAMPEÃO
Viviane Melo
CAMPEÃ
Giovanna Aquino
VICE-CAMPEÃ
Suzanna Aquino
VICE-CAMPEÃ
Luiz Felipe Aquino
3º LUGAR
Viviane Melo
3º LUGAR

Participaram também do campeonato os atletas Arthur Ayres, Gabriela Gonçalves, Mathaus Gama, Michele Areco, e Pedro Paz mas não conquistaram medalha. O atleta Luiz Henrique não passou na pesagem.



No dia 19 de julho 30 atletas da Academia Fábio Costa participaram da 5º Copa Amizade de Taekwondo que ocorreu na cidade de Campo Grande - MS e obteve um resultado que superou as expectativas, fazendo da academia a grande campeã do evento com uma apresentação de gala, onde a maior parte dos atletas venceu com muita diferença nos pontos.Essa foi a primeira etapa do campeonato estadual.

Entre as lutas se destacam as dos faixas preta como segue na tabela abaixo:

EQUIPE
ATLETA
PLACAR
ATLETA
EQUIPE
Fábio Costa
Michele Areco
8
1
Thais Maia
Lotus Clube
Fábio Costa
Gabriela Gonçalves
17
2
Michela Torres
Jair Amaro
Fábio Costa
Ágatha Costa
13
0
Gabrielly Thaynara
Faixa preta
Fábio Costa
Ethyenne de Almeida
8
1
Edvaldo Coimbra
Jair Amaro
Fábio Costa
Lincoln Vieira Costa
10
1
Cael Maia
Faixa Preta
Fábio Costa
Lincoln Vieira Costa
10
0
Alexandre Medina
Jair Amaro

Com esse resultado a Equipe Fábio Costa sagra-se tetra-campeã do evento (Campeã 2012, 2013, 2014 e 2015).


No evento quatorze atletas da Equipe Fábio Costa receberam homenagem por fazer parte da seleção do estado e pelas medalhas conquistadas no Campeonato Brasileiro. Sendo 05 de ouro, 02 de prata e 03 de bronze.


Nos dias 29 e 30 de agosto de 2015 o atleta Leonardo Hill participou do 42° Campeonato Brasileiro Adulto e 23° Campeonato Brasileiro Master de Taekwondo 2015 garantindo sua primeira medalha em Campeonato Brasileiro.

O atleta que disputou o evento pela primeira vez ficou com a medalha de bronze após vencer duas lutas e perder a terceira para o atleta que se sagrou campeão. A disputa foi na categoria adulto peso pesado.

Mestre Fábio Costa disse considerar a medalha como se fosse de ouro devido as dificuldades encontradas, onde o atleta que teria mais 11 companheiros de equipe acabou participando sozinho e sem seu técnico. Apesar das dificuldades conseguiu vencer algumas lutas e garantir mais uma medalha para Mato Grosso do Sul. Por falta de recurso o restante da equipe não pode participar do evento.

O campeonato ocorreu na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul/SC. A organização e a realização é da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), com as colaborações da Federação Catarinense de Taekwondo e do Instituto Mestre Allan.



Nos dias quatro, cinco e seis de setembro 17 atletas da Equipe Fábio Costa de Campo Grande participaram do XX Brazil Open de Taekwondo, que ocorreu na cidade de Matinhos, no estado do Paraná conquistando 12 medalhas de ouro, 05 de prata e 05 de bronze chegando num total de 22 medalhas.

O Mestre Fábio Costa disse que essa foi a melhor viagem feita pela Academia Fábio Costa, superando os resultados obtidos no mesmo evento em edições anteriores e fazendo com que a Equipe ficasse em segundo lugar por equipes de faixa preta.

O evento estava muito bem organizado e todos os atletas participaram com muita garra representando com determinação o estado de Mato Grosso do Sul e por isso conquistaram esses resultados.

Esse resultado de segundo lugar por equipes de faixa preta nunca havia sido conquistado por Mato Grosso do Sul em edições anteriores do Brazil Open e com isso a Equipe Fábio Costa mostra mais uma vez que tem condições de competir em igualdade contra todas as equipes do Brasil.



No dia 27 de setembro de 2015 foi realizado exame de faixa colorida no Teatro de Arena do Horto Florestal com alunos da Equipe Fábio Costa e da Academia Pedro Lemes na modalidade Taekwondo. 


No dia 31 de outubro de 2015, a Academia Fábio Costa realizou seu 7º Campeonato interno de Taekwondo. O evento ainda teve a participação da Associação Pedro Lemes e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.


32 alunos entre as três academias participaram do evento onde se dividiram entre equipe azul e vermelha, participando de diversos jogos como campeonato de flexão, abdominal, quebramentos e muitos outros, além do poomsae e das lutas. O evento apresentou um total de 24 lutas e teve duração de duas horas e trinta minutos, indo das 15 às 17h30min.

No dia 22 de novembro 43 atletas da Academia Fábio Costa participaram da 7º Copa Faixa Preta de Taekwondo que ocorreu na cidade de Campo Grande - MS e obteve novamente o resultado de ‘GRANDE CAMPEÔ do evento, sendo utilizado para esta etapa o sistema convencional, sistema mais antigo utilizado para lutas onde não contamos com os coletes eletrônicos. 

A equipe que teve um total de 43 atletas dispostos em 61 categorias conquistou 48 medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze, marcando 348 pontos e sagrando-se campeã do evento.



No dia 03 de dezembro Dandy Costa, 31, se tornou a primeira mestre do Estado de Mato Grosso do Sul ao passar pelo exame de 4° dan.

Como atleta, Dandy já participou de vários campeonatos de taekwondo, possuindo títulos importantes para o estado como de Campeã do Brazil Open, 3º colocada na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro Interclubes, campeã dos Jogos Regionais de São Paulo e diversas vezes campeã estadual.

Dandy foi avançando nas graduações até chegar no 4° dan, que é o de mestre. Hoje, ela preside a associação organizando e ajudando nas aulas, principalmente para a base. Além de fazer parte da equipe de competição.

Grávida de seu segundo filho Dandy agora para com os treinos de competição para curtir a gravidez.

Além de Dandy, sua filha Ágatha Costa se graduou 3º Poom, sendo a primeira criança a chegar a essa graduação em MS. Ágatha que começou a treinar com 4 anos, hoje com 14 é a atual Campeã Brasileira de Taekwondo além de possuir títulos de Campeã do Brazil Open, segunda colocada no Campeonato Brasileiro Interclubes e diversas vezes campeã estadual.


O último exame de faixa de 2015 ocorreu no dia 13 de dezembro onde foi realizada a cerimônia de entrega de certificado para os novos faixas preta na Concha Acústica Helena Meirelles, localizada no Parque das Nações Indígenas, com alunos da Equipe Fábio Costa e da Academia Pedro Lemes na modalidade Taekwondo. 

O ponto alto do exame foi a apresentação dos novos faixas preta que realizaram o exame no dia 03 deste mês onde Dandy Costa se graduou como a primeira Mestre de Taekwondo de Mato Grosso do Sul e fizeram uma bela apresentação onde receberam certificado além da nova faixa e novo Dobok.

E para finalizar este ano super positivo a Equipe Fábio Costa fez uma semana de treinamento com alunos novos e antigos onde todos participaram das aulas e na sexta-feira foi feita uma confraternização com salgadinhos e bebidas onde foram apresentados os destaques do ano de 2015.


A equipe entrou em recesso por duas semanas e promete voltar com tudo no ano de 2016 para tentar superar os resultados deste ano.

O Mestre Fábio Costa agradece a todos que apoiaram sua equipe no ano de 2015 e parabeniza seus alunos por tamanha dedicação. Agradece também as famílias presentes na academia apoiando seus entes queridos e sabendo a importância que o esporte tem para seu desenvolvimento.

Feliz natal e próspero ano novo!!!


QUE VENHA 2016!!!

Comentários